Retrato de um menino artista

by - março 04, 2016


Retrato de um menino artista é um livro de um autor brasileiro chamado Lino de Albergaria . O livro fala sobre um menino batizado de Albert. Seu pai, o Samuel pôs esse nome no menino em homenagem ao grande Albert Einstein, mas Albert queria mesmo é ser artista.


AUTOR: Lino de Albergaria
EDITORA: Larousse Jovem
PÁGINAS:120
LIVRO: Retrato de um menino artista
GÊNERO: Literatura nacional, infanto-juvenil.

Esse livro é mais um daqueles que eu compro no Projeto mais leitura de livros a partir de 2,00 ♥, sempre acabo encontrando algum bem especial, inclusive o Pintor de Emoções que falei dele nesse post foi adquirido lá.
O protagonista da história, o Albert é um menino que ainda está no Ensino Fundamental e tenta entender porque seu pai deu esse nome a ele, claro que a resposta era "ser um cientista", mas Albert queria mesmo é ser Artista!

Ele tinha mania de recortar Jornais velhos, fazer figuras com eles, era sua obra de arte. Seu pai quando o via picotando papeis dizia que ele estava perdendo tempo brincando com bobagem. Albert se sentia um tanto decepcionado pois aquilo não era lixo, era arte!
Por falar em lixo, teve um dia que a doméstica acabou dando um destinho aos seus jornais que ficavam guardados debaixo da cama direto para a lixeira. Albert ficou triste, muito triste. Depois superou pois recebeu papelão o que ele achou muito mais divertido do que picar jornal.


A historia mostra um menino que tenta descobrir o mundo, entender as escolhas que as pessoas fazem para vida e inclusive a escolha dele. Albert até leu um livro de biografia que seu pai Samuel o dera para entender melhor o porque esse tal de Einstein era tão importante. Nosso Albert, o artista até gostou, mas aquilo não era o que queria, ele não queria ser cientista.

Minhas considerações

Esse livro é simples, pequeno, não muito detalhado, na verdade bem objetivo. Resolvi postar ele aqui pois fala justamente das influencias que temos vinda dos outros sobre o que fazer ou não. Assim como Albert era as vezes obrigado a ler livros de ciências para entender o outro Albert, o Einstein, somos obrigados a muitas coisas na vida, só que vale pensar no que é realmente importante e no realmente amamos fazer.
A história conta um pouco também dos personagens secundários, o avô Davi que "patrocina" a arte de Albert, o papagaio, a Jade uma menina linda bailarina por quem Albert tem um sentimento especial, assim como a babá tem com o zelador, mas aí são detalhes lindos e fofos que só lendo o livro para sentir a emoção. ♥

You May Also Like

0 comentários